Cadastrado com sucesso!
Case de Sucesso - Sicredi | Docket

Case de sucesso

O SICREDI MELHOROU A EXPERIÊNCIA DE SEUS ASSOCIADOS NAS OPERAÇÕES DE CONTEMPLAÇÃO DE IMÓVEIS.

A infraestrutura do Shopping de Documentos agregou valor ao modelo de negócios da instituição, que agora tem muito mais agilidade nas suas operações.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Há mais de 118 anos em atividade, a empresa está presente em 23 estados e no Distrito Federal, com 2 mil agências, distribuídas em 108 cooperativas e mais de 30 mil colaboradores, que oferecem cerca de 300 produtos e serviços financeiros para seus mais de 5 milhões de associados.

Como era a infraestrutura das operações antes da Docket?

Os processos de contemplação de imóveis necessitam de uma demanda muito alta de documentos, o que tornava esta operação demasiadamente complexa. Para avaliar a garantia da concessão de crédito, o Sicredi realizava a análise de diversos documentos. Esta análise se iniciava com a matrícula do imóvel, que muitas vezes pode conter mais de 20 páginas e exige grande tempo e atenção.

Uma vez aprovada a primeira etapa, o próximo passo é solicitar e analisar uma série de outros documentos inerentes à gestão de risco, como certidões negativas de débitos do vendedor (pessoa física ou jurídica) e do imóvel.

“As análises dos documentos eram extremamente manuais. Ou seja, recebíamos uma matrícula de imóvel com mais de 20 páginas, onde já houve vários compradores, vendedores que passaram por processos de herança, de inventário… Então, os analistas precisavam verificar se existia algum gravame, alguma pendência ou área não averbada.”

Maria Isabel Abe Lopes, coordenadora de formalística do produto.

Com tudo em conformidade, é realizada a elaboração do contrato que, em seguida, é levado para registro. Antes da Docket, os próprios clientes eram os responsáveis por levar a documentação de seus processos até o Sicredi:

“Além do próprio associado ter que buscar as certidões nos órgãos e estabelecimentos específicos, depois que ele reunisse toda a documentação, ele deveria se locomover até uma agência do Sicredi, o colaborador da agência precisava recepcionar todos esses documentos, digitalizá-los e encaminhar para dentro da administradora de consórcios que era quem iria realizar a análise.”

Maria Isabel Abe Lopes, coordenadora de formalística do produto.

“Essa era uma dificuldade muito grande que nós tínhamos, fazendo com que o tempo dos nossos processos de contemplação se extendessem e a experiência que o próprio associado tinha nesse momento que é tão feliz, que é pra ser uma realização, acabava ficando um pouco traumático.”

Maria Isabel Abe Lopes, coordenadora de formalística do produto.

A solução

Desde 2019, a parceria entre a Docket e o Sicredi trouxe infraestrutura para a transformação digital de todas as operações de contemplação de imóveis do Sicredi, de ponta a ponta. Desta forma, foi possível agregar valor ao modelo de negócios da cooperativa de crédito e otimizar a experiência do cliente final, que já não precisa mais se preocupar com a dependência de documentação para o sucesso da operação.

Com as funcionalidades do Shopping de Documentos, toda a operação fica centralizada na plataforma, as análises de documentos acontecem com muito mais agilidade, com extração de dados e alertas de gravames automáticos e as informações ficam disponíveis para que todos os interessados possam acessá-las a qualquer momento. Assim, o Sicredi conquistou muito mais celeridade no decorrer de seus processos.

“Com a Docket, nós conseguimos fazer o processo do início ao fim dentro do prazo estabelecido, respeitando os vencimentos das certidões e dos documentos. Isso nos trouxe muito mais assertividade na busca do documento correto, no prazo correto.”

Maria Isabel Abe Lopes, coordenadora de formalística do produto.

“A Docket veio para somar nos nossos processos de contemplação de imóveis… A Docket é um misto de agilidade de uma startup com a responsabilidade de uma empresa tradicional.”

Maria Isabel Abe Lopes, coordenadora de formalística do produto.

Ferramentas e Funcionalidades Utilizadas

  • PLATAFORMA SHOPPING DE DOCUMENTOS

    Automação da solicitação de documentos e certidões em todo o Brasil.

  • SOLICITAÇÕES

    Crie conjuntos de documentos para cada titular, pessoa física ou jurídica. Dessa forma fica muito mais fácil organizar e gerenciar suas operações, além disso, os documentos armazenados em nossa plataforma, ficam disponíveis para download sempre que você precisar.

  • ALERTA DE PENDÊNCIAS

    Ao processar um pedido de documento o sistema emitirá um alerta, se houver alguma informação incorreta ou faltante. Você pode fazer as correções necessárias direto na plataforma.

  • STATUS DO DOCUMENTO

    Verifique se um documento tem seu resultado Positivo ou Negativo através da plataforma. A tela de pedidos exibe automaticamente o status do documento, assim você ganha mais agilidade em suas análises.

  • KITS

    Proporcionam uma melhor organização de grandes volumes de documentos, além de garantir a segurança das informações, redução de erros e economia de infraestrutura.

  • GRUPOS

    Essa funcionalidade possibilita a criação de grupos com seus respectivos critérios de privacidade e permissionamento, bem como, garante a segurança das informações e o gerenciamento de custos, que podem ser discriminados por departamentos de uma unidade, ou mesmo por diferentes filiais da empresa.

  • LISTA DE PEDIDOS

    O usuário da plataforma pode optar pela exibição da lista de pedidos e monitorar seus pedidos de forma mais eficiente, visualizando na tela informações como status, pendências, vencimentos e gravames. Com o filtro de busca o usuário ganha mais assertividade em suas pesquisas.

  • R.E.A

    Real Estate Analysis é a inteligência artificial da Docket, capaz de realizar toda a análise de documentos com quase 100% de acurácia em menos de um minuto.

RESULTADOS

Atualmente, as 108 cooperativas do Sicredi contam com a agilidade e eficiência da Docket.

O lead time das operações de contemplação de imóveis foi reduzido.

A experiência do cliente do Sicredi foi otimizada.

O SICREDI DEU MAIS CELERIDADE ÀS SUAS OPERAÇÕES ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL.

Descubra como a Docket pode otimizar suas operações com tecnologia e inteligência artificial!

Comece agora
Trabalhe conosco

Estamos sempre à procura de novos talentos para compor nosso time.

Trabalhe conosco
Google Developers Launchpad
LinkedIn Top Startups Brasil
Empresa participante do Scale Up Endevor
100 Startups to Watch

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.