Ir para o conteúdo
blog_logo
Menu Fechar
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle

    Produtos

    • Freemium - Teste grátis
    • Docket IA - Análise
    • Hub - Busca
    • Controle - Gestão
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso

    Soluções

    Segmentos

    • agronegócio
    • real estate
    • indústria de base
    • serviços financeiros
    • energia
    • varejo

    Casos de Uso

    • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog

    Recursos

    • blog
    • materiais ricos
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras

    Sobre Nós

    • a empresa
    • carreiras
  • Teste nossa IA
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle

    Produtos

    • Freemium - Teste grátis
    • Docket IA - Análise
    • Hub - Busca
    • Controle - Gestão
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso

    Soluções

    Segmentos

    • agronegócio
    • real estate
    • indústria de base
    • serviços financeiros
    • energia
    • varejo

    Casos de Uso

    • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog

    Recursos

    • blog
    • materiais ricos
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras

    Sobre Nós

    • a empresa
    • carreiras
  • Teste nossa IA
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras
  • Teste nossa IA
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras
  • Teste nossa IA
Gestãode...

Quatro maneiras de reduzir o desperdício na Gestão Documental

home » Blog » Gestão de documentos » Quatro maneiras de reduzir o desperdício na Gestão Documental

A gestão documental é um dos fatores fundamentais para garantir o sucesso de qualquer empresa, colaborando com o desenrolar de atividades que abrangem diversos departamentos, como contas a pagar, renovação de documentos e certidões, contratos, guias de recolhimentos, entre outros.

Desta forma, a gestão de documentos se define pelos processos implementados em conjunto para assegurar a produção, organização e categorização de documentos de forma adequada.

Diariamente, a gestão documental trata das questões relacionadas às informações capazes de contribuir com o bom andamento da empresa, produtividade, compliance, governança, entre outros fatores inerentes às suas operações.

Por outro lado, quando realizada em larga escala ou de forma errônea, esta tarefa pode se tornar ineficiente, prejudicando as operações da empresa, acarretando em sérios riscos, multas graves e, inclusive, o lacre da filial.

A boa gestão de documentos depende de diversos fatores, mas não é impossível. Por isso, fizemos uma pequena lista de erros que podem acontecer e passar despercebidos, assim como dicas para otimizar este processo.

Dificuldades mais frequentes na Gestão Documental

  • Dispersão na comunicação no decorrer do envio de documentos por emails.
  • Documentos físicos, sem cópias digitalizadas, que podem ocasionar perda e extravio de dados e informações importantes.
  • Análise de documentos e certidões com centenas de páginas é suscetível a erros, além de desperdiçar o potencial do colaborador, que poderia focar nas prioridades da empresa.
  • Gestão manual ou por meio de planilhas dificulta a visibilidade de dados, atrasando os processos durante a busca de informações.
  • Falta de padronização em preços e formas de solicitação de documentos nos órgãos expedidores, gerando imprevisibilidade orçamentária.

Quatro formas de otimizar a gestão documental e reduzir desperdícios

  1. Mantenha os documentos digitalizados.
  2. Categorize os documentos de acordo com seus departamentos e funções.
  3. Organize-os em pastas.
  4. Conte com a tecnologia para colaborar com a busca, emissão, armazenamento e análise de documentos e certidões.

A Docket é uma startup brasileira que tem como objetivo trazer mais celeridade aos processos da esteira burocrática dos principais setores da economia nacional.

A expertise no segmento documental, aliada ao investimento constante em inovação, possibilitou o desenvolvimento de diferentes produtos e funcionalidades, capazes de otimizar os processos documentais:

  • Shopping de Documentos: realiza a busca, emissão e pré-análise de mais de 200 tipos de documentos em todo o Brasil, com centro de custos, alertas de pendências e inúmeras funcionalidades capazes de acelerar as operações documentais.
  • Pesquisa de Bens: realiza a pesquisa de bens imóveis de Pessoa Física e Pessoa Jurídica em cidades de todo o Brasil, permitindo a solicitação de matrículas online.
  • Alvarás e Licenças: assegura que a empresa esteja sempre regularizada através do gerenciamento automatizado de documentos regulatórios.

No ano de 2020, a Docket foi capaz de entregar quase 140 mil documentos para grandes empresas do agronegócio, construção civil, financeiras, varejo, eletricidade, telefonia, entre outros.

Saiba mais sobre como a Docket pode contribuir com a produtividade da sua empresa.

Agende uma Demonstração

Posts Relacionados

Embargo de obra por falta de licenças e alvarás: como evitar esse problema?

Controle na gestão de documentos: soluções eficientes para empresas

Análise de documentos com IA: revolucionando o compliance

Tag cloud

Sem categoria (7)
Emissãode... (26)
Análisede... (36)
Casosde... (109)
Gestãode... (43)
Serviços financeiros (26)
Tiposde... (4)
Real Estate (46)
Agronegócio (66)
Jurídico (23)
Inteligência artificial (25)
Indústriade... (3)

Faça parte da comunidade da Docket

Receba notícias e conteúdos exclusivos 

enivar

Empresas de destaque já estão inovando.

É a sua vez de acelerar os resultados!

últimas postagens

  • 5 maio de 2025

Consórcio é mais eficiente com tecnologia: entenda por quê

Nos últimos anos, o sistema de consórcios tem ganhado força no Brasil como uma alternativa eficiente para o planejamento financeiro de pessoas e empresas. Com bilhões em créditos movimentados anualmente e crescimento expressivo em relação ao ano anterior, o setor

ler artigo
  • 30 abril de 2025

Onde começa o risco jurídico na análise de precatórios

Adquirir e ceder precatórios é uma atividade que envolve riscos jurídicos significativos. Para quem atua nesse mercado, entender onde esses riscos surgem (e como podem ser evitados) é fundamental para garantir segurança e agilidade nas operações. Neste artigo, vamos explicar

ler artigo
  • 28 abril de 2025

A nova gestão fundiária impulsionada pela tecnologia

Antes de qualquer semente ser plantada ou turbina começar a girar, existe um ponto em comum entre o agronegócio e o setor de energia: a terra. E mais do que a terra em si, a gestão fundiária, ou seja, o

ler artigo
  • 24 abril de 2025

Automatização da gestão de IPTU com inteligência artificial

A gestão de IPTU é uma atividade que exige precisão, agilidade e conformidade fiscal. Quando feita manualmente, está sujeita a inconsistências, erros e atrasos que podem gerar penalidades ou desequilíbrios financeiros. Neste artigo, vamos mostrar como a automatização da gestão

ler artigo
  • 22 abril de 2025

Due diligence automatizada vs. tradicional: qual oferece mais segurança jurídica?

Antes de qualquer decisão estratégica, como uma concessão de crédito ou aquisição de ativos, é preciso entender os riscos. Para isso, entra em cena um processo essencial: a due diligence. Mas, em um cenário cada vez mais digital, como garantir

ler artigo
  • 16 abril de 2025

Barter: como funciona essa operação e suas garantias

No contexto do agronegócio brasileiro, a operação barter tem ganhado destaque como uma alternativa eficiente para viabilizar o acesso a insumos agrícolas e garantir a produção agrícola. Neste artigo, explicamos de forma simples e direta como esse modelo de negociação

ler artigo
  • 14 abril de 2025

Mitos e verdades sobre o uso da tecnologia na concessão de crédito

A concessão de crédito passou por grandes mudanças nos últimos anos. O que antes era feito de forma 100% manual e burocrática, hoje pode ser mais rápido, seguro e eficiente graças à tecnologia. Mas, ao mesmo tempo em que a

ler artigo
  • 11 abril de 2025

Como APIs agilizam processos jurídicos e financeiros

Em um cenário onde agilidade e precisão são diferenciais competitivos, empresas que lidam com processos jurídicos e financeiros enfrentam desafios diários para garantir que a análise documental seja feita no menor tempo possível — especialmente quando há prazos apertados para

ler artigo
  • 9 abril de 2025

Agronegócio em alerta: desafios do Plano Safra 2025/26 começam a aparecer

O próximo Plano Safra já está em pauta entre representantes do setor agropecuário, governo e instituições financeiras. A expectativa para o ciclo 2025/26 é de um cenário mais desafiador: juros em alta, menor volume de recursos disponíveis e incertezas quanto

ler artigo
  • 7 abril de 2025

A importância da documentação na concessão de crédito

A liberação de crédito é um processo essencial para bancos, financeiras, cooperativas e outras instituições que concedem financiamentos, empréstimos e consórcios. No centro desse processo está a análise documental, uma etapa crucial para garantir segurança e eficiência na operação. Além

ler artigo

Produtos

  • Freemium
  • Docket IA
  • Hub
  • Controle

Segmentos

  • Indústrias
  • Agronegócio
  • Energia
  • Indústria de Base
  • Varejo
  • Real Estate
  • Serviços Financeiros

Casos de Sucesso

  • TIM
  • Gerdau
  • Klabin
  • Banco Carrefour
  • Sicredi
  • Unicred
  • Ágil Soluções
  • CashMe
  • Conceitual Arquitetura
  • RG Licenciamento
  • Escritório Pavão & Oliveira

Recursos

  • Materiais Ricos
  • Blog

Parcerias

  • Seja Parceiro
  • Nossos Parceiros

A Empresa

  • Sobre a Docket
  • Nossas Políticas
  • Carreiras

Teste nossa IA

  • Teste Agora

2024 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DOCKET CNPJ 23 522 710/0001-87

POLÍTICA DE PRIVACIDADE & POLÍTICA DE COOKIES 

FAQ

O que acontece se a I.A. não encontrar a informação ou campo buscado?

Informações não encontradas não serão extraídas.

Quais formatos de documento são aceitos pela plataforma?

PDF, JPG e PNG.

O que fazer caso a análise não seja concluída?

O formato do documento pode estar incorreto ou os campos inseridos não
contêm informações relevantes. Verifique o formato e tente novamente.

É possível exportar os dados extraídos pela I.A.? Como faço isso?

Sim, é possível exportar os dados em formato Excel. Após a análise, abra a
análise desejada, clique em "Opções" no canto superior direito e selecione
"Exportar dados em Excel".

É possível realizar validação e comparação de dados?

Sim. Na tela de detalhe da análise, você pode marcar os campos extraídos como "informação correta" ou "informação incorreta".

A Docket IA consegue extrair informações não estruturadas, como assinaturas ou desenhos?

Não. A Docket IA é especializada em interpretar informações textuais
estruturadas e não processa elementos como imagens, assinaturas ou desenhos.

Não saia sem testar grátis nossa IA

Diga adeus aos processos manuais e transforme a análise de documentos com automação inteligente 

Clique aqui e comece agora