Ir para o conteúdo
blog_logo
Menu Fechar
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle

    Produtos

    • Freemium - Teste grátis
    • Docket IA - Análise
    • Hub - Busca
    • Controle - Gestão
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso

    Soluções

    Segmentos

    • agronegócio
    • real estate
    • indústria de base
    • serviços financeiros
    • energia
    • varejo

    Casos de Uso

    • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog

    Recursos

    • blog
    • materiais ricos
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras

    Sobre Nós

    • a empresa
    • carreiras
  • Teste nossa IA
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle

    Produtos

    • Freemium - Teste grátis
    • Docket IA - Análise
    • Hub - Busca
    • Controle - Gestão
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso

    Soluções

    Segmentos

    • agronegócio
    • real estate
    • indústria de base
    • serviços financeiros
    • energia
    • varejo

    Casos de Uso

    • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog

    Recursos

    • blog
    • materiais ricos
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras

    Sobre Nós

    • a empresa
    • carreiras
  • Teste nossa IA
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras
  • Teste nossa IA
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras
  • Teste nossa IA
Casosde...
Real Estate

Como acelerar a esteira do Financiamento Imobiliário

home » Blog » Casos de uso » Como acelerar a esteira do Financiamento Imobiliário

Acelerar a esteira do financiamento imobiliário geralmente envolve agilizar o processo de aprovação e concessão do empréstimo para a compra de uma propriedade
Acelerar a esteira do financiamento imobiliário geralmente envolve agilizar o processo de aprovação e concessão do empréstimo para a compra de uma propriedade | Gestão | Docket

Seja para comprar terras para a produção rural ou realizar o sonho da casa própria para a família, o financiamento imobiliário é uma operação de crédito que tem alta demanda no Brasil. Para você ter uma ideia, depois de aumentar 57,5% no ano passado – com R$ 124 bilhões liberados pelos bancos -, o volume de financiamentos imobiliários cresceu 113% só no primeiro trimestre de 2021, comparado aos três primeiros meses de 2020. 

Optar por financiar um imóvel caiu nas graças dos brasileiros principalmente pela baixa da taxa básica de juros (Selic), que tornou as linhas de crédito mais acessíveis e abriu portas para esse tipo de negociação. Consequentemente, a dificuldade de conseguir financiamento também se tornou menor. Nesse contexto, algumas instituições de crédito também aqueceram seus negócios e começaram a se destacar ainda mais no mercado imobiliário.  

Como foi o caso do Itaú Unibanco, que ultrapassou a Caixa em janeiro deste ano e conquistou a liderança de mercado no financiamento imobiliário para compra de imóveis por pessoas físicas com recursos da poupança, como apontou O Globo. 

Apesar do bom momento para as instituições de crédito, a jornada de operações de financiamento imobiliário ainda possui diversos obstáculos que precisam ser superados. Confira quais são a seguir. 

Operação de financiamento imobiliário: quais as principais dificuldades das instituições de crédito? 

Uma operação de financiamento imobiliário requer uma série de documentos e certidões para que seja formalizada. Dentre eles, estão: Certidão Civil, Certidão de Breve Relato, Certidão de Executivos Fiscais Estaduais e Municipais, Certidão de Dados Cadastrais, Distribuição Criminal, Certidão Negativa de Débito (CND), entre outros. É por meio desse levantamento de documentos que é possível verificar se existem pendências ou algum processo judicial antes que a liberação de crédito seja aprovada. 

Além disso, é necessária uma análise minuciosa da certidão atualizada da matrícula de imóvel, para que seja avaliado se não existem outras alienações ou hipoteca sobre o imóvel em questão. 

As dificuldades começam para as instituições de financiamento, tanto no caso de bancos ou cooperativas de crédito, quando colocamos na ponta do lápis o volume em larga escala dessa obtenção e aferição de documentos. Porém essa questão ainda vai além e se torna mais complexa, porque, como se não bastasse a quantidade elevada, muitos documentos e certidões inerentes às operações de financiamento imobiliário têm prazo de validade e podem vencer ao longo do processo. Sendo assim, essa morosidade pode acarretar em uma averbação e, neste caso, o cliente precisava reemitir uma parte da documentação. 

Com tanta burocracia e entraves pelo caminho, o fluxo das operações de financiamento acaba se tornando uma péssima experiência tanto para as instituições financeiras quanto para seus clientes. De ambos os lados é possível constatar um grande desperdício de tempo e, claro, um caminho passível de erros. 

Como a Docket ajuda instituições a otimizarem operações de financiamento 

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e de empresas dos mais diferentes segmentos, inclusive de instituições financeiras, como bancos e cooperativas de crédito. Pensando nisso, a Docket investe maciçamente em tecnologia de ponta e infraestrutura que possam tornar as operações diárias das corporações mais simples e lucrativas. 

Para tanto, a Docket projetou o produto Shopping de Documentos. Trata-se de uma plataforma 100% digital que centraliza as melhores funcionalidades para aumentar a produtividade, otimizar o lead time das operações e garantir a mitigação de riscos de fraudes. Além disso, a plataforma oferece um dashboard intuitivo e a geração completa de relatórios, no qual você tem controle total do fluxo de documentos e operações.

Dentre as principais funcionalidades da plataforma Shopping de Documentos, estão: 

Lista de pedidos: Otimiza o monitoramento dos pedidos em tempo real, com uma tela de informações como status, pendências, vencimentos e gravames, além de um filtro de busca que traz mais assertividade em suas pesquisas.

R.E.A. (Real Estate Analysis): Nosso software de inteligência artificial é capaz de realizar a pré-análise de documentos em menos de um minuto e com quase 100% de acurácia. Deixando as tarefas monótonas e robóticas aos cuidados da R.E.A., os funcionários da empresa têm tempo para focar em suas atividades prioritárias, o que reflete em uma valorização do potencial humano. 

BÔNUS: CASE DE SUCESSO

Veja como a CashMe otimizou o lead time para liberação de crédito. 

Com as funcionalidades do Shopping de Documentos da Docket, a CashMe foi capaz de reduzir os gastos e o tempo utilizados para a gestão e análise de documentos de seus clientes, aumentando ainda mais o seu NPS de clientes. 


Posts Relacionados

Automatização da gestão de IPTU com inteligência artificial

Evite retrabalho na análise de documentos em due diligence imobiliária

Como a inteligência artificial agiliza o financiamento imobiliário

Tag cloud

Sem categoria (7)
Emissãode... (26)
Análisede... (36)
Casosde... (109)
Gestãode... (43)
Serviços financeiros (26)
Tiposde... (4)
Real Estate (46)
Agronegócio (66)
Jurídico (23)
Inteligência artificial (25)
Indústriade... (3)

Faça parte da comunidade da Docket

Receba notícias e conteúdos exclusivos 

enivar

Empresas de destaque já estão inovando.

É a sua vez de acelerar os resultados!

últimas postagens

  • 5 maio de 2025

Consórcio é mais eficiente com tecnologia: entenda por quê

Nos últimos anos, o sistema de consórcios tem ganhado força no Brasil como uma alternativa eficiente para o planejamento financeiro de pessoas e empresas. Com bilhões em créditos movimentados anualmente e crescimento expressivo em relação ao ano anterior, o setor

ler artigo
  • 30 abril de 2025

Onde começa o risco jurídico na análise de precatórios

Adquirir e ceder precatórios é uma atividade que envolve riscos jurídicos significativos. Para quem atua nesse mercado, entender onde esses riscos surgem (e como podem ser evitados) é fundamental para garantir segurança e agilidade nas operações. Neste artigo, vamos explicar

ler artigo
  • 28 abril de 2025

A nova gestão fundiária impulsionada pela tecnologia

Antes de qualquer semente ser plantada ou turbina começar a girar, existe um ponto em comum entre o agronegócio e o setor de energia: a terra. E mais do que a terra em si, a gestão fundiária, ou seja, o

ler artigo
  • 24 abril de 2025

Automatização da gestão de IPTU com inteligência artificial

A gestão de IPTU é uma atividade que exige precisão, agilidade e conformidade fiscal. Quando feita manualmente, está sujeita a inconsistências, erros e atrasos que podem gerar penalidades ou desequilíbrios financeiros. Neste artigo, vamos mostrar como a automatização da gestão

ler artigo
  • 22 abril de 2025

Due diligence automatizada vs. tradicional: qual oferece mais segurança jurídica?

Antes de qualquer decisão estratégica, como uma concessão de crédito ou aquisição de ativos, é preciso entender os riscos. Para isso, entra em cena um processo essencial: a due diligence. Mas, em um cenário cada vez mais digital, como garantir

ler artigo
  • 16 abril de 2025

Barter: como funciona essa operação e suas garantias

No contexto do agronegócio brasileiro, a operação barter tem ganhado destaque como uma alternativa eficiente para viabilizar o acesso a insumos agrícolas e garantir a produção agrícola. Neste artigo, explicamos de forma simples e direta como esse modelo de negociação

ler artigo
  • 14 abril de 2025

Mitos e verdades sobre o uso da tecnologia na concessão de crédito

A concessão de crédito passou por grandes mudanças nos últimos anos. O que antes era feito de forma 100% manual e burocrática, hoje pode ser mais rápido, seguro e eficiente graças à tecnologia. Mas, ao mesmo tempo em que a

ler artigo
  • 11 abril de 2025

Como APIs agilizam processos jurídicos e financeiros

Em um cenário onde agilidade e precisão são diferenciais competitivos, empresas que lidam com processos jurídicos e financeiros enfrentam desafios diários para garantir que a análise documental seja feita no menor tempo possível — especialmente quando há prazos apertados para

ler artigo
  • 9 abril de 2025

Agronegócio em alerta: desafios do Plano Safra 2025/26 começam a aparecer

O próximo Plano Safra já está em pauta entre representantes do setor agropecuário, governo e instituições financeiras. A expectativa para o ciclo 2025/26 é de um cenário mais desafiador: juros em alta, menor volume de recursos disponíveis e incertezas quanto

ler artigo
  • 7 abril de 2025

A importância da documentação na concessão de crédito

A liberação de crédito é um processo essencial para bancos, financeiras, cooperativas e outras instituições que concedem financiamentos, empréstimos e consórcios. No centro desse processo está a análise documental, uma etapa crucial para garantir segurança e eficiência na operação. Além

ler artigo

Produtos

  • Freemium
  • Docket IA
  • Hub
  • Controle

Segmentos

  • Indústrias
  • Agronegócio
  • Energia
  • Indústria de Base
  • Varejo
  • Real Estate
  • Serviços Financeiros

Casos de Sucesso

  • TIM
  • Gerdau
  • Klabin
  • Banco Carrefour
  • Sicredi
  • Unicred
  • Ágil Soluções
  • CashMe
  • Conceitual Arquitetura
  • RG Licenciamento
  • Escritório Pavão & Oliveira

Recursos

  • Materiais Ricos
  • Blog

Parcerias

  • Seja Parceiro
  • Nossos Parceiros

A Empresa

  • Sobre a Docket
  • Nossas Políticas
  • Carreiras

Teste nossa IA

  • Teste Agora

2024 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DOCKET CNPJ 23 522 710/0001-87

POLÍTICA DE PRIVACIDADE & POLÍTICA DE COOKIES 

FAQ

O que acontece se a I.A. não encontrar a informação ou campo buscado?

Informações não encontradas não serão extraídas.

Quais formatos de documento são aceitos pela plataforma?

PDF, JPG e PNG.

O que fazer caso a análise não seja concluída?

O formato do documento pode estar incorreto ou os campos inseridos não
contêm informações relevantes. Verifique o formato e tente novamente.

É possível exportar os dados extraídos pela I.A.? Como faço isso?

Sim, é possível exportar os dados em formato Excel. Após a análise, abra a
análise desejada, clique em "Opções" no canto superior direito e selecione
"Exportar dados em Excel".

É possível realizar validação e comparação de dados?

Sim. Na tela de detalhe da análise, você pode marcar os campos extraídos como "informação correta" ou "informação incorreta".

A Docket IA consegue extrair informações não estruturadas, como assinaturas ou desenhos?

Não. A Docket IA é especializada em interpretar informações textuais
estruturadas e não processa elementos como imagens, assinaturas ou desenhos.

Não saia sem testar grátis nossa IA

Diga adeus aos processos manuais e transforme a análise de documentos com automação inteligente 

Clique aqui e comece agora