Ir para o conteúdo
blog_logo
Menu Fechar
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle

    Produtos

    • Freemium - Teste grátis
    • Docket IA - Análise
    • Hub - Busca
    • Controle - Gestão
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso

    Soluções

    Segmentos

    • agronegócio
    • real estate
    • indústria de base
    • serviços financeiros
    • energia
    • varejo

    Casos de Uso

    • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog

    Recursos

    • blog
    • materiais ricos
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras

    Sobre Nós

    • a empresa
    • carreiras
  • Teste nossa IA
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle

    Produtos

    • Freemium - Teste grátis
    • Docket IA - Análise
    • Hub - Busca
    • Controle - Gestão
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso

    Soluções

    Segmentos

    • agronegócio
    • real estate
    • indústria de base
    • serviços financeiros
    • energia
    • varejo

    Casos de Uso

    • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog

    Recursos

    • blog
    • materiais ricos
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras

    Sobre Nós

    • a empresa
    • carreiras
  • Teste nossa IA
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras
  • Teste nossa IA
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras
  • Teste nossa IA
Emissãode...
Casosde...
Real Estate

Como reduzir o prazo do checklist de crédito imobiliário

home » Blog » Casos de uso » Como reduzir o prazo do checklist de crédito imobiliário

Como reduzir o prazo do checklist de crédito imobiliário?

A concessão de crédito é um dos passos mais importantes para quem tem o sonho da casa própria e precisa de maior rapidez. Os trâmites desse processo, entretanto, ainda são complexos para as empresas fornecedoras de crédito. De acordo com a Associação Brasileira das entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), o tempo médio para essa liberação pode chegar a até 3 meses.

Neste post, você vai conhecer uma solução inovadora para reduzir o prazo do checklist de crédito imobiliário e permitir que a data da mudança passe a ser mais próxima do que o cliente imagina. Acompanhe!

O que é checklist de crédito imobiliário?

Toda a análise e aprovação de crédito para o financiamento imobiliário envolve uma série de processos legais, a começar pela entrega de um grande volume de documentos que devem ser avaliados pela instituição.

O checklist de crédito imobiliário consiste, justamente, nesse conjunto de papéis que o solicitante deve apresentar. Os principais deles são:

– Documentos de identificação pessoal: como carteira de identidade, passaporte ou CNH;

– Ficha cadastral: normalmente requisitada e disponibilizada pela própria financiadora, que possui modelos específicos e distintos para este tipo de documento;

– Certidão comprovante de estado civil: os compradores envolvidos em uma união estável devem apresentar a certidão de casamento e escritura de pacto antenupcial; enquanto os solteiros precisam apresentar apenas a certidão de nascimento;

– Extrato do FGTS: válido apenas para quem utilizar os recursos das contas do FGTS como auxílio na compra do imóvel;

– Comprovante de renda: como declaração do imposto de renda, cópia da carteira de trabalho ou extratos bancários anteriores;

– Certidões negativas: as principais certidões negativas solicitadas tanto para o vendedor quanto comprador são referentes à Justiça Federal, protesto de títulos, ações cíveis, débitos executivos fiscais, curatela e tutela;

– Contrato social: cópia do contrato de compra e venda completo, acompanhado de declarações relativas às suas respectivas alterações contratuais;

– Planta do imóvel: deve ser assinada pelo arquiteto ou engenheiro responsável e encaminhada para aprovação da Prefeitura;

– Certidão de situação fiscal: declaração negativa de pendências relativas ao pagamento do IPTU;

– Declaração de inexistência de débitos condominiais: válido apenas caso o comprador esteja prestes a adquirir um imóvel localizado dentro de um condomínio;

– Matrícula do imóvel: matrícula atualizada do imóvel a ser adquirido, acompanhada de certidão de ônus reais;

– Certidão enfitêutica: válido apenas para imóveis foreiros (bens cuja propriedade é do município, União Federal ou de alguns determinados tipos de entidades privadas).

A depender da situação e particularidades do processo de compra, mais documentos podem ser incluídos no checklist.

Como funciona esse checklist para crédito imobiliário?

Após a entrega de todo o checklist de crédito imobiliário, a instituição iniciará um complexo processo de análise dos documentos, que poderá envolver pesquisas e consultas a órgãos de créditos, Banco Central, agências de informações comerciais e outras instituições.

O processo também passa pela avaliação do perfil financeiro do comprador e vendedor. Para isso, alguns órgãos como o INSS, Receita Federal e até mesmo a Justiça Trabalhista deverão ser consultados.

Além disso, há de se incluir a avaliação do próprio imóvel a ser comprado, que deverá passar por uma ou mais vistorias a fim de garantir que o local realmente apresente as características descritas em contrato.

Todas essas etapas demandam tempo. Por isso, já é de se esperar que a instituição financeira tenha de lidar com entraves durante o processo de liberação do crédito.

Fatores que podem prolongar a análise

Problemas com a documentação

Documentos errados ou incompletos são sinônimos de perda de tempo. A cada nova exigência, o consumidor poderá aguardar de dez a quinze dias.

Constatação de pendências ou débitos

Um ou mais desabonos com a Receita Federal, Banco Central ou INSS podem não implicar na negação do crédito, mas certamente serão motivos de atrasos. Problemas como estes precisam ser resolvidos como requisito para dar continuidade às fases do processo.

Sobrecarga de demandas

A depender da estrutura da instituição, a época do ano e as condições econômicas da população, o excesso de demandas poderá gerar fila. Afinal, é preciso ter em mente de que todas as etapas do processo de concessão de crédito é feito por pessoas, e requer disponibilidade por parte de todas elas.​

Como é possível reduzir o prazo do checklist de crédito imobiliário?

Se o desejo é tornar a aprovação do checklist para crédito imobiliário mais rápida, o segredo é investir em tecnologia e gestão de processos. A tendência para lidar com tantas exigências é conciliar a agilidade da automação com um bom planejamento de ações.

Para isso, é possível contar com um sistema capaz de assessorar o processo.

A Docket é uma startup que utiliza tecnologia avançada para tornar operações mais ágeis, integradas e produtivas, como a busca, gestão e pré-análise de documentos em todo o Brasil.

Além de reduzir em aproximadamente 80% dos prazos na obtenção desses documentos, a plataforma da Docket centraliza a gestão de toda a esteira, antecipando taxas, proporcionando otimização dos procedimentos e potencializando ganho em todo processo de crédito imobiliário.

Agora que você já conhece os segredos para reduzir o prazo do checklist de crédito imobiliário, entre em contato conosco para conhecer melhor a plataforma inovadora e entender como ela pode auxiliar sua equipe!

Comece Agora

Posts Relacionados

Automatização da gestão de IPTU com inteligência artificial

Evite retrabalho na análise de documentos em due diligence imobiliária

Como a inteligência artificial agiliza o financiamento imobiliário

Tag cloud

Sem categoria (7)
Emissãode... (26)
Análisede... (36)
Casosde... (109)
Gestãode... (43)
Serviços financeiros (26)
Tiposde... (4)
Real Estate (46)
Agronegócio (66)
Jurídico (23)
Inteligência artificial (25)
Indústriade... (3)

Faça parte da comunidade da Docket

Receba notícias e conteúdos exclusivos 

enivar

Empresas de destaque já estão inovando.

É a sua vez de acelerar os resultados!

últimas postagens

  • 5 maio de 2025

Consórcio é mais eficiente com tecnologia: entenda por quê

Nos últimos anos, o sistema de consórcios tem ganhado força no Brasil como uma alternativa eficiente para o planejamento financeiro de pessoas e empresas. Com bilhões em créditos movimentados anualmente e crescimento expressivo em relação ao ano anterior, o setor

ler artigo
  • 30 abril de 2025

Onde começa o risco jurídico na análise de precatórios

Adquirir e ceder precatórios é uma atividade que envolve riscos jurídicos significativos. Para quem atua nesse mercado, entender onde esses riscos surgem (e como podem ser evitados) é fundamental para garantir segurança e agilidade nas operações. Neste artigo, vamos explicar

ler artigo
  • 28 abril de 2025

A nova gestão fundiária impulsionada pela tecnologia

Antes de qualquer semente ser plantada ou turbina começar a girar, existe um ponto em comum entre o agronegócio e o setor de energia: a terra. E mais do que a terra em si, a gestão fundiária, ou seja, o

ler artigo
  • 24 abril de 2025

Automatização da gestão de IPTU com inteligência artificial

A gestão de IPTU é uma atividade que exige precisão, agilidade e conformidade fiscal. Quando feita manualmente, está sujeita a inconsistências, erros e atrasos que podem gerar penalidades ou desequilíbrios financeiros. Neste artigo, vamos mostrar como a automatização da gestão

ler artigo
  • 22 abril de 2025

Due diligence automatizada vs. tradicional: qual oferece mais segurança jurídica?

Antes de qualquer decisão estratégica, como uma concessão de crédito ou aquisição de ativos, é preciso entender os riscos. Para isso, entra em cena um processo essencial: a due diligence. Mas, em um cenário cada vez mais digital, como garantir

ler artigo
  • 16 abril de 2025

Barter: como funciona essa operação e suas garantias

No contexto do agronegócio brasileiro, a operação barter tem ganhado destaque como uma alternativa eficiente para viabilizar o acesso a insumos agrícolas e garantir a produção agrícola. Neste artigo, explicamos de forma simples e direta como esse modelo de negociação

ler artigo
  • 14 abril de 2025

Mitos e verdades sobre o uso da tecnologia na concessão de crédito

A concessão de crédito passou por grandes mudanças nos últimos anos. O que antes era feito de forma 100% manual e burocrática, hoje pode ser mais rápido, seguro e eficiente graças à tecnologia. Mas, ao mesmo tempo em que a

ler artigo
  • 11 abril de 2025

Como APIs agilizam processos jurídicos e financeiros

Em um cenário onde agilidade e precisão são diferenciais competitivos, empresas que lidam com processos jurídicos e financeiros enfrentam desafios diários para garantir que a análise documental seja feita no menor tempo possível — especialmente quando há prazos apertados para

ler artigo
  • 9 abril de 2025

Agronegócio em alerta: desafios do Plano Safra 2025/26 começam a aparecer

O próximo Plano Safra já está em pauta entre representantes do setor agropecuário, governo e instituições financeiras. A expectativa para o ciclo 2025/26 é de um cenário mais desafiador: juros em alta, menor volume de recursos disponíveis e incertezas quanto

ler artigo
  • 7 abril de 2025

A importância da documentação na concessão de crédito

A liberação de crédito é um processo essencial para bancos, financeiras, cooperativas e outras instituições que concedem financiamentos, empréstimos e consórcios. No centro desse processo está a análise documental, uma etapa crucial para garantir segurança e eficiência na operação. Além

ler artigo

Produtos

  • Freemium
  • Docket IA
  • Hub
  • Controle

Segmentos

  • Indústrias
  • Agronegócio
  • Energia
  • Indústria de Base
  • Varejo
  • Real Estate
  • Serviços Financeiros

Casos de Sucesso

  • TIM
  • Gerdau
  • Klabin
  • Banco Carrefour
  • Sicredi
  • Unicred
  • Ágil Soluções
  • CashMe
  • Conceitual Arquitetura
  • RG Licenciamento
  • Escritório Pavão & Oliveira

Recursos

  • Materiais Ricos
  • Blog

Parcerias

  • Seja Parceiro
  • Nossos Parceiros

A Empresa

  • Sobre a Docket
  • Nossas Políticas

Carreiras

  • Carreiras

Teste nossa IA

  • Teste Agora

2024 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DOCKET CNPJ 23 522 710/0001-87

POLÍTICA DE PRIVACIDADE & POLÍTICA DE COOKIES 

FAQ

O que acontece se a I.A. não encontrar a informação ou campo buscado?

Informações não encontradas não serão extraídas.

Quais formatos de documento são aceitos pela plataforma?

PDF, JPG e PNG.

O que fazer caso a análise não seja concluída?

O formato do documento pode estar incorreto ou os campos inseridos não
contêm informações relevantes. Verifique o formato e tente novamente.

É possível exportar os dados extraídos pela I.A.? Como faço isso?

Sim, é possível exportar os dados em formato Excel. Após a análise, abra a
análise desejada, clique em "Opções" no canto superior direito e selecione
"Exportar dados em Excel".

É possível realizar validação e comparação de dados?

Sim. Na tela de detalhe da análise, você pode marcar os campos extraídos como "informação correta" ou "informação incorreta".

A Docket IA consegue extrair informações não estruturadas, como assinaturas ou desenhos?

Não. A Docket IA é especializada em interpretar informações textuais
estruturadas e não processa elementos como imagens, assinaturas ou desenhos.

Não saia sem testar grátis nossa IA

Diga adeus aos processos manuais e transforme a análise de documentos com automação inteligente 

Clique aqui e comece agora