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A nova era do Barter: digitalização nas operações de troca no agronegócio

home » Blog » Agronegócio » A nova era do Barter: digitalização nas operações de troca no agronegócio

O Barter é uma prática comum no agronegócio, onde o produtor rural adquire insumos agrícolas a prazo, pagando com parte da produção futura.

Esse modelo de troca é formalizado por meio da CPR (Cédula do Produtor Rural) e facilita o acesso a crédito, ao mesmo tempo em que reduz os custos com financiamento bancário.

No entanto, para que a operação seja realizada com segurança e agilidade, é fundamental contar com um sistema eficiente para o controle de documentos e o acompanhamento da negociação.

A Docket transforma esse processo, oferecendo soluções digitais que otimizam cada etapa, desde a análise documental até o fechamento da CPR, aumentando a eficiência e reduzindo riscos. Quer saber como? Acompanhe a leitura!

O que é o Barter?

O Barter é uma negociação que acontece entre o produtor rural, a distribuidora de insumos agrícolas e a trading.

A operação de Barter consiste na troca de insumos pela produção, onde o distribuidor libera os insumos e o produtor paga essa compra a prazo, com parte do que ele vai produzir.

Sendo assim, ela é formalizada através da CPR – Cédula do Produtor Rural, devidamente registrada em cartório, contendo todas as informações da transação.

Você também pode se interessar: “Disputa judicial entre empresas destaca a necessidade de gestão documental no agronegócio.”

Como funciona?

Na prática, a operação de Barter funciona assim:

  • É disponibilizada uma linha de crédito rural, com base no relacionamento e capacidade de pagamento do produtor rural.
  • A CPR é emitida, onde o produtor rural garante entregar uma quantidade previamente estabelecida para a distribuidora de insumos.
  • Ao decorrer da safra, o produtor pede e retira os insumos que necessita, assinando notas de romaneio e entregas. (Romaneio: é um documento que informa como o insumo está organizado em relação aos volumes.)

No final, a distribuidora de insumos agrícolas faz o fechamento, levando em conta tudo que foi retirado, e com o acerto de contas, ela emite a autorização de baixa da CPR ao produtor rural.

Essa negociação é rápida e permite ganhar precioso tempo que o produtor não tem a perder com a burocracia dos bancos.

Vantagens do Barter

O Barter oferece diversas vantagens para as partes envolvidas, principalmente para o produtor rural:

  • Proteção contra variação de preços: o Barter protege o produtor contra a variação de preços de commodities e produtos, pois a negociação é feita de forma prévia, ou seja, antes da entrega.
  • Redução de custos: o produtor rural não precisa se preocupar com o refinanciamento de capital de giro, já que a negociação já estabelece os insumos que ele irá precisar desde o plantio até a colheita.
  • Segurança e transparência: todo o acordo é fixado na CPR, que legaliza e formaliza todo o procedimento, oferecendo maior segurança às partes envolvidas.

Como a Docket transforma o processo de Barter

Com a plataforma 100% digital da Docket, sua operação de Barter pode ser otimizada, garantindo mais controle, agilidade e transparência. A solução facilita a obtenção e a análise dos documentos necessários para a emissão da CPR de diversos produtores rurais que negociam com sua empresa de insumos agrícolas.

Documentação atendida pela Docket:

  • Certidão do Livro 03 – Acesso Total;
  • Certidão Negativa de Registro de Alienação Fiduciária;
  • Certidão de Inteiro Teor de Registro de Alienação Fiduciária;
  • Certidão Atualizada de Registro de Matrícula de Imóvel;
  • Certidão de Transição do Imóvel;
  • Certidões de Penhor;
  • Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Além disso, a Docket organiza Notas de Romaneio e demais registros contábeis vinculados a cada produtor, centralizando toda a documentação e garantindo mais agilidade no fechamento e autorização de baixa da CPR.

Otimização do processo de Barter

A Docket também melhora o processo das operações de Barter, centralizando toda a documentação de Cessão de Crédito, Notas de Romaneio e Registros Contábeis.

Dessa forma, sua operação ganha agilidade e segurança no processo de fechamento e autorização de baixa da CPR, aumentando a eficiência do time.

Originação e due diligence: menos riscos, mais oportunidades

A Docket também proporciona mais agilidade e redução de riscos na identificação de oportunidades. Utilize a tecnologia da Docket na hora de solicitar e analisar a documentação prévia dos produtores. Através da plataforma, você pode solicitar a Inscrição Estadual do Produtor Rural (SINTEGRA) de centenas de produtores de uma só vez e receber as informações em até 2 dias úteis.

Reduza riscos com o acesso ágil a certidões negativas:

  • Certidões de Matrícula de Imóvel com Negativa de Ônus (Quinzenária, Vintenária, Trintenária, Cinquentenária);
  • Certidão Negativa STJ;
  • Certidão Negativa de Débitos – Ibama;
  • Certidão Negativa de Débitos Ambientais Estadual;
  • Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários;
  • Certidão Negativa de Débitos Patrimoniais do Imóvel – SPU;
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT;
  • Certidão Negativa de Débitos Tributários Inscritos em Dívida Ativa;
  • Certidão Negativa de Embargo – Ibama;
  • Certidão Negativa de Registro de Alienação Fiduciária.

Arrendamento: sem burocracia, com mais eficiência

Não perca tempo nem recursos com a retirada de documentos e certidões no balcão. A plataforma 100% digital da Docket facilita todo o processo de obtenção e análise dos documentos necessários para a formalização do contrato de arrendamento.

Com a solução Hub, é possível solicitar diversas certidões em lote, agilizando a operação e permitindo que seu time se concentre em funções mais estratégicas.

Documentação para arrendamento atendida pela Docket:

  • Certidão de Inteiro Teor da Matrícula do Imóvel com Ônus e Ações;
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Regularidade Fiscal Estadual e Municipal;
  • Matrículas de Imóvel;
  • Certidão do Tribunal de Contas da União;
  • Certidão de Executivos Fiscais;
  • Certidão de Interdições, Tutela e Curatela;
  • Certidões de Distribuição de Ações Cíveis e Criminais (Estadual e Federal, 1ª e 2ª Instâncias);
  • Certidão do Ministério Público Federal;
  • Certidão de Inteiro Teor – Junta Comercial.

Leia também: “Arrendamento de terras no Brasil: desafios e soluções para uma gestão eficiente.”

Extração automática de dados e gravames

A solicitação e análise de Matrículas de Imóveis faz parte das operações documentais de diversas indústrias. No agronegócio, é um requisito para a emissão da Cédula de Produto Rural (CPR) e outros títulos de crédito.

Com a Docket, é possível solicitar múltiplas certidões de uma só vez e deixar a análise com nossa IA, que extrai automaticamente os principais dados do imóvel, proprietário e gravames constantes nos documentos.

Gravames extraídos automaticamente:

  • Alienação Fiduciária;
  • Hipoteca;
  • Penhora;
  • Indisponibilidade de Bens e Bloqueio;
  • Servidão;
  • Execução.

Certidão de penhor: agilidade e inteligência

A certidão de penhor pode ser utilizada em operações envolvendo linhas de crédito, contratos de parceria agrícola ou pecuária e emissão de escrituras.

Com a Docket, a análise dessa certidão é feita de forma inteligente, extraindo dados relevantes de maneira rápida, sem a necessidade de análise manual.

Informações extraídas automaticamente da certidão de penhor:

  • Classificação (Negativa ou Positiva);
  • Nome e CPF;
  • Estado, Cidade e Comarca;
  • Cartório;
  • Commodity;
  • Safra;
  • Registro.

Conclusão

Entender a fundo como a operação de Barter funciona e como ela pode ser otimizada com a tecnologia é essencial para os profissionais do setor agrícola que buscam reduzir custos, ganhar agilidade e, ao mesmo tempo, manter a segurança jurídica em suas transações.

A Docket está aqui para transformar esse processo, tornando-o mais transparente, eficiente e livre de burocracias.

Se você quer saber mais sobre como melhorar a gestão da sua operação de Barter, ou se tem dúvidas sobre como nossas soluções podem ajudar sua empresa a acelerar o processo de obtenção e análise de documentos, fale com um de nossos especialistas.

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