Ir para o conteúdo
blog_logo
Menu Fechar
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle

    Produtos

    • Freemium - Teste grátis
    • Docket IA - Análise
    • Hub - Busca
    • Controle - Gestão
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso

    Soluções

    Segmentos

    • agronegócio
    • real estate
    • indústria de base
    • serviços financeiros
    • energia
    • varejo

    Casos de Uso

    • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog

    Recursos

    • blog
    • materiais ricos
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras

    Sobre Nós

    • a empresa
    • carreiras
  • Teste nossa IA
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle

    Produtos

    • Freemium - Teste grátis
    • Docket IA - Análise
    • Hub - Busca
    • Controle - Gestão
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso

    Soluções

    Segmentos

    • agronegócio
    • real estate
    • indústria de base
    • serviços financeiros
    • energia
    • varejo

    Casos de Uso

    • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog

    Recursos

    • blog
    • materiais ricos
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras

    Sobre Nós

    • a empresa
    • carreiras
  • Teste nossa IA
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras
  • Teste nossa IA
  • Home
  • Produtos
    • freemium
    • Docket IA
    • hub
    • controle
  • Soluções
    • Segmentos
      • Agronegócio
      • Real Estate
      • Indústria de Base
      • Serviços Financeiros
      • Energia
      • Varejo
    • Casos de uso
      • casos de uso
  • Casos de Sucesso
  • FAQ
  • Recursos
    • Blog
  • Parcerias
  • Sobre Nós
    • A Empresa
    • Carreiras
  • Teste nossa IA
Documentos

O que é uma Certidão de Óbito?

home » Blog » Documentos » O que é uma Certidão de Óbito?

Ilustração representativa - Certidão de Óbito

Quando uma pessoa falece são muitos os processos a serem realizados pela família. Apesar de ser um momento doloroso, é preciso que os familiares realizem alguns procedimentos legais imprescindíveis para dar andamento ao sepultamento e evitar problemas.

O que é a Certidão de Óbito?

A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde ocorreu o óbito, a partir do assento lavrado em livro próprio. Assim, o registro de óbito é requisitado pela agência funerária contratada ou por um familiar, que enviará todos os dados e documentos necessários para o assento.

No Brasil, uma Certidão de Óbito pode ser emitida em dois formatos: em breve relato, que traz os dados principais inscritos no livro de assentamento ou em inteiro teor, que reproduz todo o assento de nascimento em sua integralidade. A certidão de inteiro teor também é chamada de certidão verbum ad verbum.

Diferença entre Certidão de Óbito e Atestado de Óbito

O atestado de óbito ou declaração de óbito, é feito por um médico, ainda que a morte não tenha ocorrido dentro de um hospital. Além de declarar o fim da vida de um indivíduo, no atestado, o médico também deverá inserir quais foram as causas daquela morte.

A exceção ocorre apenas em locais em que não existe um profissional médico, ou seja, sem assistência médica – nestes casos, de acordo com o artigo 77 da Lei Federal 6015 de 1973, a Lei dos registros públicos, o atestado poderá ser feito por duas testemunhas que tiverem presenciado ou verificado a morte.

Já a certidão de óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil das pessoas naturais e só pode ser obtida com o atestado de óbito. Na certidão devem constar as seguintes informações:

Os dados a respeito da pessoa que morreu são:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • cidade onde nasceu;
  • idade;
  • sexo;
  • cor;
  • número de documento;
  • estado civil;
  • filiação;
  • profissão;
  • endereço residencial;
  • se era eleitor ou não;
  • nome do cônjuge;
  • nome(s) e idade(s) do(s) filho(s);
  • causa da morte;
  • data, hora e local do falecimento;
  • local do sepultamento;
  • nome do declarante.

Quais são os documentos necessários para a Certidão de Óbito?

Para dar entrada no cartório e expedir a Certidão de Óbito, é necessário que o requerente apresente uma série de documentos do finado, inclusive documentos que atestem a morte do indivíduo. Tais como:

  • O atestado ou declaração de óbito;
  • Certidão de nascimento ou casamento (em caso de divorciados e viúvos, deve constar a anotação na certidão);
  • Documento de identidade;
  • Documento contendo o número do CPF;
  • Título de eleitor;
  • Número do benefício do INSS (no caso de aposentado, beneficiário ou pensionista na data do falecimento).

Qual o prazo para pedir a Certidão de Óbito?

Qualquer interessado pode solicitar a Certidão de Óbito em um prazo de até 15 dias depois da morte do indivíduo. No entanto, o artigo 78 do Código Civil (CC) aponta que o ideal é que a solicitação seja feita em até 24 horas após o ocorrido. É importante ressaltar que, depois que o prazo legal tenha passado, o pedido da Certidão de Óbito só poderá ser feito por meio de determinação judicial.

Além disso, é importante se atentar ao prazo determinado para a emissão do documento. Após realização do requerimento, o cartório ainda dispõe de um período de até cinco dias.

Quanto custa a Certidão de Óbito?

Caso a solicitação seja feita no Cartório Civil do município no qual aconteceu o falecimento, a primeira via da Certidão de Óbito é gratuita.

Como tirar a 2ª Via da Certidão de Óbito?

A segunda via de Certidão de Óbito é um documento que atesta o falecimento de uma pessoa. Útil para diversos procedimentos associados à herança, pois o documento informa se a pessoa deixou testamento, os dados do sepultamento, local, o nome e o número de documento do médico ou de quem atestou o óbito, a data de expedição do documento e os dados do próprio cartório.

Qualquer pessoa pode solicitar a segunda via da Certidão de Óbito, mesmo não se tratando de um familiar da pessoa que faleceu. O ideal é que o interessado se apresente no Cartório de Registro Civil no qual foi feita a emissão da primeira via da certidão. Visto que, caso o pedido seja feito em outro cartório, pode haver cobrança de algumas taxas extras.

Uma boa alternativa para pessoas que não moram na localidade na qual foi feita a emissão da certidão ou, por qualquer motivo, não podem se apresentar no cartório, é realizar o pedido pela internet.

Entretanto, vale destacar que, caso o interessado não possa assumir os custos da segunda via da Certidão de Óbito, é possível pleitear que o documento seja emitido gratuitamente por meio da Declaração de Pobreza.

Em qual Cartório eu devo ir?

O Cartório de Registro Civil, também conhecido como Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais. Trata-se do local responsável pelos trâmites legais dos documentos que dizem respeito à vida de uma pessoa como, por exemplo, a Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e a Certidão de Óbito.

Também é importante ressaltar que é necessário comunicar o óbito para a Receita Federal e a Secretaria de Segurança Pública. Segundo a Lei nº 13.114/2015 essa incumbência é do Cartório de Registro Civil que emitiu a certidão. Cabe à família avisar ao INSS, em caso de recebimento de algum benefício. Assim, caso alguém continue recebendo os valores em nome do falecido, este pode ser julgado por estelionato.

Transforme a jornada operacional da sua empresa, de ponta a ponta. Conheça as soluções Docket!

Posts Relacionados

Consórcio é mais eficiente com tecnologia: entenda por quê

Mitos e verdades sobre o uso da tecnologia na concessão de crédito

Como APIs agilizam processos jurídicos e financeiros

Tag cloud

Sem categoria (7)
Emissãode... (26)
Análisede... (36)
Casosde... (109)
Gestãode... (43)
Serviços financeiros (26)
Tiposde... (4)
Real Estate (46)
Agronegócio (66)
Jurídico (23)
Inteligência artificial (25)
Indústriade... (3)

Faça parte da comunidade da Docket

Receba notícias e conteúdos exclusivos 

enivar

Empresas de destaque já estão inovando.

É a sua vez de acelerar os resultados!

últimas postagens

  • 5 maio de 2025

Consórcio é mais eficiente com tecnologia: entenda por quê

Nos últimos anos, o sistema de consórcios tem ganhado força no Brasil como uma alternativa eficiente para o planejamento financeiro de pessoas e empresas. Com bilhões em créditos movimentados anualmente e crescimento expressivo em relação ao ano anterior, o setor

ler artigo
  • 30 abril de 2025

Onde começa o risco jurídico na análise de precatórios

Adquirir e ceder precatórios é uma atividade que envolve riscos jurídicos significativos. Para quem atua nesse mercado, entender onde esses riscos surgem (e como podem ser evitados) é fundamental para garantir segurança e agilidade nas operações. Neste artigo, vamos explicar

ler artigo
  • 28 abril de 2025

A nova gestão fundiária impulsionada pela tecnologia

Antes de qualquer semente ser plantada ou turbina começar a girar, existe um ponto em comum entre o agronegócio e o setor de energia: a terra. E mais do que a terra em si, a gestão fundiária, ou seja, o

ler artigo
  • 24 abril de 2025

Automatização da gestão de IPTU com inteligência artificial

A gestão de IPTU é uma atividade que exige precisão, agilidade e conformidade fiscal. Quando feita manualmente, está sujeita a inconsistências, erros e atrasos que podem gerar penalidades ou desequilíbrios financeiros. Neste artigo, vamos mostrar como a automatização da gestão

ler artigo
  • 22 abril de 2025

Due diligence automatizada vs. tradicional: qual oferece mais segurança jurídica?

Antes de qualquer decisão estratégica, como uma concessão de crédito ou aquisição de ativos, é preciso entender os riscos. Para isso, entra em cena um processo essencial: a due diligence. Mas, em um cenário cada vez mais digital, como garantir

ler artigo
  • 16 abril de 2025

Barter: como funciona essa operação e suas garantias

No contexto do agronegócio brasileiro, a operação barter tem ganhado destaque como uma alternativa eficiente para viabilizar o acesso a insumos agrícolas e garantir a produção agrícola. Neste artigo, explicamos de forma simples e direta como esse modelo de negociação

ler artigo
  • 14 abril de 2025

Mitos e verdades sobre o uso da tecnologia na concessão de crédito

A concessão de crédito passou por grandes mudanças nos últimos anos. O que antes era feito de forma 100% manual e burocrática, hoje pode ser mais rápido, seguro e eficiente graças à tecnologia. Mas, ao mesmo tempo em que a

ler artigo
  • 11 abril de 2025

Como APIs agilizam processos jurídicos e financeiros

Em um cenário onde agilidade e precisão são diferenciais competitivos, empresas que lidam com processos jurídicos e financeiros enfrentam desafios diários para garantir que a análise documental seja feita no menor tempo possível — especialmente quando há prazos apertados para

ler artigo
  • 9 abril de 2025

Agronegócio em alerta: desafios do Plano Safra 2025/26 começam a aparecer

O próximo Plano Safra já está em pauta entre representantes do setor agropecuário, governo e instituições financeiras. A expectativa para o ciclo 2025/26 é de um cenário mais desafiador: juros em alta, menor volume de recursos disponíveis e incertezas quanto

ler artigo
  • 7 abril de 2025

A importância da documentação na concessão de crédito

A liberação de crédito é um processo essencial para bancos, financeiras, cooperativas e outras instituições que concedem financiamentos, empréstimos e consórcios. No centro desse processo está a análise documental, uma etapa crucial para garantir segurança e eficiência na operação. Além

ler artigo

Produtos

  • Freemium
  • Docket IA
  • Hub
  • Controle

Segmentos

  • Indústrias
  • Agronegócio
  • Energia
  • Indústria de Base
  • Varejo
  • Real Estate
  • Serviços Financeiros

Casos de Sucesso

  • TIM
  • Gerdau
  • Klabin
  • Banco Carrefour
  • Sicredi
  • Unicred
  • Ágil Soluções
  • CashMe
  • Conceitual Arquitetura
  • RG Licenciamento
  • Escritório Pavão & Oliveira

Recursos

  • Materiais Ricos
  • Blog

Parcerias

  • Seja Parceiro
  • Nossos Parceiros

A Empresa

  • Sobre a Docket
  • Nossas Políticas
  • Carreiras

Teste nossa IA

  • Teste Agora

2024 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DOCKET CNPJ 23 522 710/0001-87

POLÍTICA DE PRIVACIDADE & POLÍTICA DE COOKIES 

FAQ

O que acontece se a I.A. não encontrar a informação ou campo buscado?

Informações não encontradas não serão extraídas.

Quais formatos de documento são aceitos pela plataforma?

PDF, JPG e PNG.

O que fazer caso a análise não seja concluída?

O formato do documento pode estar incorreto ou os campos inseridos não
contêm informações relevantes. Verifique o formato e tente novamente.

É possível exportar os dados extraídos pela I.A.? Como faço isso?

Sim, é possível exportar os dados em formato Excel. Após a análise, abra a
análise desejada, clique em "Opções" no canto superior direito e selecione
"Exportar dados em Excel".

É possível realizar validação e comparação de dados?

Sim. Na tela de detalhe da análise, você pode marcar os campos extraídos como "informação correta" ou "informação incorreta".

A Docket IA consegue extrair informações não estruturadas, como assinaturas ou desenhos?

Não. A Docket IA é especializada em interpretar informações textuais
estruturadas e não processa elementos como imagens, assinaturas ou desenhos.

Não saia sem testar grátis nossa IA

Diga adeus aos processos manuais e transforme a análise de documentos com automação inteligente 

Clique aqui e comece agora